31 dezembro 2006

IVOLINO DE VASCONCELOS


IVOLINO DE VASCONCELOS (1917-1995)


[ELVIO ARMANDO TUOTO: Autor deste artigo]
[NÃO AUTORIZO CÓPIA]


Médico brasileiro e grande historiador da medicina.

Ivolino de Vasconcelos se destacou como um dos maiores incentivadores ao estudo da história da medicina em nosso país, tendo fundado, em 1945, o Instituto Brasileiro de História da Medicina e a Federação Nacional de História da Medicina e Ciências Afins.

Vasconcelos considerava o estudo da história da medicina como um instrumento vital para a formação ética e humanista do profissional da área médica através da celebração de seus grandes nomes e realizações.

Lançou, em 1949, a Revista Brasileira de História da Medicina, publicação que visava estimular a produtividade e a realização de eventos científico-acadêmicos em história da medicina, além de registrar as atividades da Federação, bem como sua produção científica.

Foi docente-livre de Clínica Médica da Faculdade Nacional de Medicina da Universidade do Brasil (RJ) e, mais tarde, catedrático de História da Medicina na mesma instituição.

Pertenceu aos Institutos de História da Medicina de São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Paraná, Pará, Maranhão e Rio Grande do Norte.

O professor Ivolino de Vasconcelos também foi membro das Sociedades de História da Medicina da Argentina, Peru, México, Roma e Alemanha.

Foi autor de mais de 200 artigos sobre medicina clínica, história da medicina e medicina social, em periódicos nacionais e estrangeiros.

Em 1964, lançou uma coletânea de seus artigos publicados na Revista Brasileira de História da Medicina (1949-1964), sob o título Asclépio Historiador (editora Aurora, Rio de Janeiro).

Escreveu a obra biográfica Francisco de Castro (1951), premiada pela Academia Brasileira de Letras.

Foi o responsável pela realização dos três primeiros congressos brasileiros de história da medicina (1951, 1953 e 1958)./eat



COMO CITAR ESTE ARTIGO -- HOW TO CITE THIS ARTICLE:
Tuoto, E. A. "Ivolino de Vasconcelos (Biografia)." In: Biografias Médicas by Dr Elvio A Tuoto (Internet). Brasil, 2006. Consulta em [dia, mês, ano]. Disponível em:
http://medbiography.blogspot.com/2006/12/ivolino-de-vasconcelos-incl-selo-stamp.html

[Avise-me quando este artigo for citado -- Alert me when this article is cited]


REFERÊNCIAS:
1- Amoroso M (2007): Diálogos entre Clio e Asclépio: Ivolino de Vasconcellos e a Revista Brasileira de História da Medicina. Hist. ciênc. saúde-Manguinhos. 14(1):259-268.
2- Mendonça A, Nicolini GB (2007): Revista Brasileira de História da Medicina, pioneira da historiografia médica. Hist. ciênc. saúde-Manguinhos. 14(1):269-284./eat


[ELVIO ARMANDO TUOTO: Autor do conteúdo escrito deste artigo, inclusive criação, pesquisa, tradução e edição - 2006]
[NÃO AUTORIZO CÓPIA (TOTAL OU PARCIAL) DESTE ARTIGO]
[RECOMENDO CRIAR UM LINK PARA ESTE ARTIGO]
[POSTAGEM MONITORADA CONTRA CÓPIA PELO COPYSCAPE®] -j

[Last modified: 19-Dec-2009]
.

Um comentário:

doc tuoto disse...

Refere-se que em 13-junho-1954, o Dr. Ivolino de Vasconcelos, na condição de presidente do Instituto Brasileiro de História da Medicina, plantou, no Jardim Botânico do Rio de Janeiro, uma muda vinda da árvore de Hipócrates, multimilenar, ainda existente na ilha de Cós, na Grécia.