25 março 2006

MANOEL DE ABREU


MANOEL DIAS DE ABREU (1892-1962)

[ELVIO ARMANDO TUOTO: Autor deste artigo]
[NÃO AUTORIZO CÓPIA]
Copyright © Elvio Armando Tuoto, 2006-2013

Médico brasileiro, nascido na cidade de São Paulo, inventor da abreugrafia.

Recebeu seu diploma médico aos 21 anos de idade, na então Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro. Foi para a França em 1915, onde se especializou em radiologia.

Manoel de Abreu foi um dos maiores cientistas de sua época.

O alto índice de mortalidade por tuberculose nas décadas de 30 e 40, principalmente no Rio de Janeiro, e a ineficácia dos meios diagnósticos da época estimularam Abreu a desenvolver o primeiro aparelho destinado a realizar radiografias pulmonares em grande escala.

Apresentou o resultado de sua descoberta, a qual chamou de “fluorografia em massa na profilaxia da tuberculose”, em junho de 1936, em nota prévia à Sociedade de Medicina e Cirurgia do Rio de Janeiro, e na Associação Paulista de Medicina, em São Paulo, durante uma conferência em setembro do mesmo ano.

A invenção de Manoel de Abreu foi responsável pela maior revolução no campo do diagnóstico precoce das doenças do tórax, principalmente a tuberculose e o câncer de pulmão.

O método era muito sensível, com especificidade razoável, de baixo custo e permitia a realização de um grande número de exames em um curto espaço de tempo. Seu princípio era a fotografia do écran ou tela fluorescente, sendo documentado em filme comum de pequenas dimensões (35 mm ou 70 mm). Até então, eram utilizados filmes radiográficos de grandes dimensões (30x40 cm) totalmente inadequados para registrar exames em larga escala..

O exame foi chamado de "fotografia do écran fluoroscópico" e, mais tarde, foi batizado de "abreugrafia" em homenagem ao seu inventor. A enorme relevância da abreugrafia levou à criação da Sociedade Brasileira de Abreugrafia em 1957 e à publicação da Revista Brasileira de Abreugrafia. No Brasil, em 1943, a legislação trabalhista tornou obrigatória a abreugrafia nos exames admissionais e periódicos a que todos os trabalhadores deveriam ser submetidos.

A abreugrafia foi utilizada no rastreamento da tuberculose e doenças ocupacionais pulmonares, difundindo-se mundialmente graças ao baixo custo operacional e alta eficiência técnica. Unidades móveis foram desenvolvidas e utilizadas em todo mundo.

Fora da América do Sul, a abreugrafia recebeu denominações variadas: mass radiography, miniature chest radiograph (Inglaterra e Estados Unidos), vocábulo alemão para "roentgenfluorografia" (Alemanha), vocábulo francês para "radiofotografia" (França), schermografia (Itália), fotorradioscopia (Espanha) e vocábulo sueco para "fotofluorografia" (Suécia).

Além do seu maior invento, a fotografia do écran fluoroscópico ou abreugrafia, outros mais podem ser citados, como o meroscópio, a tomografia simultânea, a tomografia vibratória, princípios de radiogeometria e a quimografia.

Manoel Dias de Abreu publicou diversos livros, entre eles Radiodiagnóstico da tuberculose pleuro-pulmonar, em francês (1918) e diversos artigos sobre a abreugrafia em periódicos nacionais e internacionais.

Abreu foi membro da Academia Nacional de Medicina (1928). Foi homenageado pelas principais entidades médicas radiológicas mundiais. Seu nome foi indicado para receber o Prêmio Nobel em Fisiologia ou Medicina de 1946, o que não se concretizou.

O dia 4 de janeiro, dia do nascimento de Manoel de Abreu, foi instituído como o Dia Nacional da Abreugrafia./eat


EPÔNIMO MÉDICO ASSOCIADO: ABREUGRAFIA



REFERÊNCIAS:
1- Abreu M, Paula A, Benedetti F (1940): Roentgenfotografia. Rio de Janeiro, Livraria Atheneu.
2- Ribeiro G (1989): Manoel de Abreu. São Paulo, Fundo Editorial Byk.
3- Santos IB (1963): Vida e Obra de Manoel de Abreu: o Criador da Abreugrafia. Rio de Janeiro, Irmãos Pongetti./eat


COMO CITAR ESTE ARTIGO -- HOW TO CITE THIS ARTICLE:
Tuoto, E. A. Manoel de Abreu (Biografia). In: Biografias Médicas by Dr Elvio A Tuoto (Internet). Brasil, 2006. Consulta em [dia, mês, ano]. Disponível em:
http://medbiography.blogspot.com/2006/03/manoel-de-abreu-incl-foto-photo.html



Copyright © Elvio Armando Tuoto, 2006-2013

[PARA ADQUIRIR DIREITOS DE REPRODUÇÃO DESTE ARTIGO, ENVIE E-MAIL]

[ELVIO ARMANDO TUOTO: Autor do conteúdo escrito deste artigo, inclusive criação, pesquisa, tradução e edição]
[NÃO AUTORIZO CÓPIA (TOTAL OU PARCIAL) DESTE ARTIGO]
[RECOMENDO CRIAR UM LINK PARA ESTE ARTIGO]
[POSTAGEM MONITORADA CONTRA CÓPIA PELO COPYSCAPE®] -j
.

Nenhum comentário: